O prazo para quem não tem o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) fazer a inscrição termina nesta quinta-feira (30). As inscrições devem ser feitas no site do Fies. O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para 29 de maio o prazo apenas para quem já tem o auxílio e precisa renovar o contrato. sistema do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) registrou 249.954 novos contratos até a noite desta terça-feira (28).
Muitos estudantes reclamam que não conseguem fazer a inscrição e temem ficar sem o auxílio ao término do prazo. Para não perder alunos, algumas faculdades têm buscado alternativas, como financiamento próprio, onde os estudantes pagam 50% das mensalidades durante o curso e a outra metade após a formação.
Entretanto, o ministro da Educação Renato Janine Ribeiro alerta que o aluno deve se atentar aos juros e não se endividar além do que pode comprometer sua renda futura. Os alunos que já fazem parte do Fies não podem recorrer a esta opção e devem fazer a renovação.
Janine garantiu que todos os empréstimos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) serão renovados e que o aluno com nota baixa não pode ser excluído automaticamente do Fies.
Dificuldade para obter ou renovar Fies causa enxurrada de ações na Justiça
Mesmo alunos que superaram dificuldades de inscrição enfrentam problemas. Enquanto faculdades e MEC não se entendem, universitários recorrem à Justiça pelo direito de estudar
Problemas envolvendo o Fundo de Financiamento vão muito além do travamento do sistema pela internet. Nem sempre concluir a inscrição pelo site é garantia de obtenção do benefício – pelo contrário, é apenas o início de uma verdadeira via-sacra.
Isso porque os sistemas das faculdades e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pelo programa, parecem não falar a mesma língua, travando um jogo de empurra.
O resultado da situação é uma enxurrada de processos tramitando na Justiça Federal de Minas para garantir o direito de quem precisa aditar (renovar) contratos ou obter o Fies pela primeira vez. São pelo menos 70 ações em andamento, a maioria em segredo de Justiça. Com prazos que começam a vencer hoje, último dia para firmar novos contratos, alunos com pendências denunciam estar sendo impedidos de assistir a aulas e até de fazer provas.
Estudantes relatam que divergências entre informações de agências bancárias e de faculdades também têm travado o Fies. “Tem muito aluno tentando resolver de forma administrativa, mas tem outros procurando a defensoria ou advogado particular, porque não há mais conversa amigável com a instituição”, diz Nayara.
A assessoria do FNDE esclareceu que as instituições de ensino não podem proibir os alunos com contrato regular do Fies de frequentar aulas ou fazer provas, nem pode haver cobrança de mensalidades em desacordo com o valor contratado, mesmo que o estudante ainda não tenha feito o aditamento.
Por Folha com Agências
Foto Internet/Agências