Durante Operação denominada "Dínamo III", realizada em Guanhães envolvendo policiais militares da 8ª Cia PM Ind MAT, 25ª Cia PM Ind e do Exército Brasileiro, foi fiscalizada uma empresa de extração mineral, sendo constatado que o empreendimento encontrava-se em atividade sem a devida Autorização Ambiental de Funcionamento- AAF.
Também foram encontrados na empresa material explosivo em situação irregular. Na área de exploração mineral, foram localizadas três etiquetas de embalagens de explosivos, dois sacos de explosivos vazios, capacidade 25 Kg, seis embalagens contendo produtos granulado com uma mistura de produto oleoso (ANFO) e três acessórios iniciadores e espoletas deflagradas.
Segundo os militares, o empreendimento já foi alvo de outras fiscalizações e na época, também se encontrava em situação irregular. Segundo apurado pelas equipes, a empresa produz diariamente 12 toneladas de minerais, com área nove hectares de exploração e atuação de nove funcionários.
Foi lavrado um auto de infração por exercer atividade de exploração, e por estar de posse de material explosivo sem autorização do órgão competente. O responsável foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Guanhães.
Alguns maquinários e instrumentos usados na exploração também foram apreendidos, mas por falta de meios para o transporte, ficaram como depositário fiel do próprio infrator.
Participaram da operação, militares do Exército Brasileiro STFPC/CMDO do 4ª Brigada inf L (montanha) situada em Juiz de Fora/MG.
Por Folha com 8ª Cia PM Ind MAT