Um caso inusitado foi registrado na última semana em Congonhas do Norte. Um fazendeiro da zona rural encontrou uma Jaguatirica e acionou os Policiais Militares de Meio Ambiente da região de Conceição do Mato Dentro.

O felino foi encontrado pelos policiais dentro do galinheiro e foi recolhido pelos patrulheiros ambientais e encaminhada para um médico veterinário. Em seguida, o animal foi solto em uma mata no interior do Parque Estadual Serra do Intendente localizado na região da Serra do Espinhaço, no município de Conceição do Mato Dentro, abrangendo os distritos de Tabuleiro e Itacolomi.
De acordo com o proprietário do terreno, nos últimos dias notou a falta de cinco galinhas de origem africana (angolas), 34 galinhas de raça, quatro galos e três perus, além de várias carcaças de animais conhecidos por mocó, inhambu e jacu, que foram encontradas nos arredores.
A Jaguatirica ou gato-do-mato, como também é conhecida, é originariamente encontrado na mata atlântica e outras matas brasileiras. Distribuída por toda a América Latina, é encontrada também no sul dos Estados Unidos. De hábitos noturnos, passa a maior parte do dia dormindo nos galhos das árvores ou escondido entre a vegetação.
O animal alimenta-se de mamíferos pequenos e médios, como roedores, macacos, morcegos e outros. Come também lagartos, cobras e ovos de tartarugas. A jaguatirica mede entre 65 centímetros e um metro de comprimento, fora a cauda, que pode chegar a 45 centímetros; e pesa entre oito e 16 kg.
Por Samira Cunha