O Parlamento Jovem de Minas conta, neste ano, com a participação de 22 câmaras municipais novatas. Ao todo, 65 cidades devem participar desta edição do projeto de educação política, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e pela PUC Minas, em parceria com os Legislativos municipais.
Na região, entre as cidades novatas está Conceição do Mato Dentro. No ano passado, estudantes do ensino médio e superior de 43 municípios mineiros, divididos em 12 polos regionais, integraram a iniciativa, sendo que nove cidades participaram pela primeira vez.
Para a gerente-geral da Escola do Legislativo (ELE) da Assembleia, Ruth Schmitz, houve aumento significativo de participantes do ano passado para este e a expectativa é de um debate ainda mais qualificado.
Em 2017, também organizados em 12 polos, os alunos irão discutir o tema da “Educação política nas escolas”. Eles vão refletir sobre três aspectos relativos a esse assunto: educação política e currículo; interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens; e educação política para uma gestão democrática e participativa nesses espaços.
Formação
Representantes de câmaras municipais participantes fazem, até esta sexta-feira (10/2/17), um curso de formação de coordenadores.
Organizado em quatro blocos, as atividades tiveram início na última quarta (8) e abordam as diretrizes para a realização do projeto neste ano e a organização dos polos, a gestão do PJ Minas 2017, boas práticas, tema, subtemas, além da dinâmica de discussão, elaboração e votação de propostas.
O PJ Minas está em sua 14ª edição. O projeto propõe a discussão de um assunto de interesse da sociedade em três etapas diferentes: municipal, regional e estadual, resultando em um documento de propostas sobre o tema em questão.
Por Folha com Assembleia Legislativa MG