Elas já têm a fama de gastarem mais. Agora, uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, a Abecs, divulgou o resultou de uma pesquisa conduzida pelo Instituto Datafolha, onde as mulheres aparecem como as principais usuárias de cartão de crédito. Já os homens, preferem o cartão de débito. O estudo foi realizado em onze capitais brasileiras, incluindo Belo Horizonte, nos meses de junho, julho e agosto deste ano.
Os dados revelam que 70% das mulheres que possuem algum meio eletrônico de pagamento costumam pagar por produtos, alimentos e serviços com o cartão de crédito. Entre os homens, a fatia é de 65%.
Em relação à preferência, as opiniões também são distintas: 31% das brasileiras preferem fazer compras com o cartão de crédito, contra 22% dos homens. A situação praticamente se inverte quando o assunto é cartão de débito: 23% entre as mulheres e 30% entre os homens. Curiosamente, em relação à posse de cartão, são eles que levam vantagem, com 74%. No caso das mulheres, 71% possuem algum tipo de cartão.
Os itens que os portadores de cartão, tanto homens quanto mulheres, mais adquirem com meios eletrônicos de pagamento encontram-se nos grupos: roupas, calçados e joias; bens duráveis para a casa; e estadias de hotéis e pousadas, com 68% cada. Em seguida vem a compra de passagens (64%), material para construção (61%), combustível (57%) e produtos alimentícios (54%).
Vendas a crédito eletrônico em Guanhães
Em cinco lojas de ramos diferentes, pesquisadas pela produção da Folha de Guanhães, tanto as mulheres quanto os homens estão juntos na estatística que substitui as cédulas pelo “dinheiro de plástico”.
Em uma movimentada loja de roupas femininas e masculinas, segundo a funcionária do caixa, Tainá Teixeira, a estatística diz tudo: 85% das mulheres utilizam o cartão de crédito. Já os homens variam nas opções. “Em nossa loja, raramente os homens querem dividir o valor da compra. Então eles pagam em dinheiro à vista ou passam no cartão de débito”, conta a funcionária.
Valdicéia Soares trabalha no setor de caixa e crediário de uma loja de móveis e eletrodomésticos e revela: “aqui, cerca de 70% das vendas com cartão de crédito, são feitas por mulheres”. Os homens que compram nesta loja, também não são muito adeptos ao cartão de crédito. Cheque e dinheiro à vista ainda são as principais opções deles.
Em duas lojas de celular, atual tendência tecnológica, as realidades variam. Em uma, a funcionária diz que está tudo igual. Já em outra, a proprietária, Júnia Lúcia de Pinho, mostra uma realidade diferente. “Os homens são os meus principais clientes com cartão de crédito, cerca de 70%. Eles pedem um desconto para parcelar até três vezes. Já as mulheres, pagam direto no débito”.
Nos restaurantes, parece que todos abriram mão do dinheiro. A empresária Coeli Ribeiro dos Santos, diz que está quase igual. “Tanto homens quanto mulheres estão com cartão de crédito e débito. Quase não pagam mais com dinheiro e os cheques desapareceram dos caixas”, conta, assim também como Fernanda Carneiro, proprietária de outro restaurante. “Seja no débito ou crédito, todos estão utilizando na mesma medida”, comenta.
Por Samira Cunha