O GLP, conhecido como gás de cozinha, está mais caro desde o dia 1º de setembro em todo o país. As cinco companhias distribuidoras com maior percentual de vendas no Brasil, a Liquigás, Ultragaz, Copagaz, Nacional e Supergasbras estipularam um aumento de 10%, em média.
Em Guanhães, o reajuste já foi repassado pelas distribuidoras às empresas do ramo na cidade. Se antes o consumidor tinha que desembolsar em média R$ 58,00 para adquirir o botijão de 13 kg, a partir de hoje, terá que pagar cerca de R$ 63,00, um aumento de cerca de 8%.
Segundo a Associação Brasileira dos Revendedores de GLP (Asmirg), o aumento anunciado pelas distribuidoras se refere a ajustes de custos operacionais bem como os dissídios coletivos que ocorrem regulamente todo mês de setembro.
Com o novo aumento no preço do produto, além do gasto doméstico subir, os consumidores poderão encontrar valores mais altos também em bares e restaurantes, considerando que o custo mais elevado para empresários será repassado para os clientes.
Por Folha