A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) orienta pais e responsáveis a adotarem medidas que podem evitar acidentes com a rede elétrica neste período de férias escolares.
A atenção deve ser redobrada com a segurança da criançada, que aproveita o tempo livre para se divertir com pipas, equipamentos eletrônicos e outras atividades.
Apesar de ser uma brincadeira mais frequente nos meses de julho e agosto, soltar pipa requer cuidados especiais durante todo o ano. Dessa forma, as crianças não devem soltar papagaios em dias de tempestade, nem em locais próximos à rede elétrica.
Caso a pipa fique presa nos fios de energia, a garotada não pode tentar retirá-la, pois há riscos de choque elétrico. “As pipas devem ser empinadas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol e, caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la”, afirma o engenheiro de Tecnologia e Normalização da Cemig, Demétrio Venício Aguiar.
Além disso, Demétrio alerta sobre uma novidade que surgiu nos últimos tempos e que vem agravar os problemas e os riscos: a “linha chilena”, tipo de cabo cortante feito em escala industrial, portanto mais refinado e com materiais mais abrasivos do que o cerol.
Ainda no período de férias, é comum levar as crianças para passear em fazendas, sítios ou roças. Nesses locais, caso haja pomar, é preciso ficar atento se as árvores estão próximas da rede elétrica. E se estiverem, a criançada não deve tentar colher frutas das árvores, nem usar varas que alcancem os fios, pois isso pode causar choques elétricos perigosos.
Brinquedos eletrônicos
Nos dias de hoje, as crianças têm procurado novos tipos de passatempos, além das atividades tradicionais, que podem oferecer risco elétrico, como os DVDs e Blu-Ray players, videogames, videokês, televisores, microcomputadores, tablets, celulares e todo o tipo de brinquedo com bateria interna recarregável, alerta Demétrio Aguiar.
Cuidados extras
Além disso, vale destacar, os aparelhos recarregáveis não devem ser carregados em cima de camas, sofás ou próximos a cortinas, toalhas de mesa ou qualquer outro material combustível, evitando assim, o perigo de incêndios.
Também é importante lembrar que esses aparelhos não devem ser utilizados com as mãos molhadas ou em locais úmidos.
Por Folha com Agências
Foto: Internet