Entre os municípios que são abastecidos pela Copasa, até na quinta-feira (5), 16 deles enfrentavam o rodízio de água em função de um “prolongado período de estiagem, associado ao aumento do consumo de água devido ao forte calor”, conforme a empresa informou vai nota oficial.
Os municípios afetados são Peçanha, Astolfo Dutra, Catuti, Mato Verde, Medina, Ubá, Igarapé, Caratinga, Visconde do Rio Branco, São Tiago, Candeias, Montes Claros, Mutum, Lagoa Dourada, Taiobeiras e Divisa Alegre. No caso da Copanor, subsidiária da Copasa, criada para atender as regiões Norte e Nordeste do Estado, tem pelo menos a cidade de Extração com rodízio.
Emergência. Minas Gerais tem 123 municípios em estado de emergência em função de seca e estiagem. Nos últimos três dias seis municípios entraram na lista da Defesa Civil: Viçosa, Jampruca, Caraí, Frei Gaspar, Itaipé e Berizal.
Outro lado
Ações. Segundo a Copasa, medidas como plano de racionamento, perfuração de poços profundos, execução de obras e contratação de caminhões-pipa estão sendo tomadas nas cidades com rodízio.
Por OTempo/Edição Folha
Foto: Internet