O Parque Nacional da Serra do Cipó foi fechado para visitação nesta terça-feira (20) para combate a incêndio que devasta a área desde o último sábado (17). Segundo o gerente do parque, Flávio Cerezo, o fogo foi controlado, mas brigadistas ainda trabalham para apagar as chamas.
Enquanto isso, ainda não há previsão para abertura do espaço aos visitantes. "O parque só será reaberto no momento que tivermos certeza que todos estarão em segurança. Além do mais, toda a equipe está empenhada no apoio ao incêndio", disse.
No total, 80 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Parque Estadual do Limoeiro, voluntários, além do helicóptero da Polícia Militar estão trabalhando para extinguir as chamas.
Conforme Cerezo, a segunda-feira (19) foi o dia mais crítico. Contudo, com o combate noturno, que prosseguiu durante a madrugada, várias linhas de incêndio foram apagadas na região da Cachoeira da Farofa, do Rio da Garças e da Serra da Rita. Nas proximidades da Casa dos Currais ainda há focos ativos, mas em menor proporção.
O incêndio teve início no entorno do parque, na área de proteção ambiental Morro do Pedreiro, e o fogo se alastrou para a Serra do Cipó.
Por Otempo