O outono começa nesta terça-feira (20), às 13h15, e só abre espaço para o inverno no dia 21 de junho. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação será marcada pela redução gradativa dos efeitos do La Niña, influenciando as chuvas no Brasil.
Há também a chegada de massas de ar frio, que são originadas no sul do continente e trazem uma prévia do inverno – quando a temperatura começa a cair.
Enquanto as massas de ar frio não chegam, a maior cidade da região recebe a estação com temperaturas altas, podendo chegar aos 33°C nesta terça. Segundo o site Tempo Agora também há previsão de pancadas de chuvas de forma rápida e isolada até o fim do dia.
Para os próximos dias, a previsão indica tempo fechado e chuvoso, principalmente na quinta e na sexta-feira.
SAÙDE
A grande oscilação das temperaturas nesta estação, que é a transição entre verão e inverno, podem desencadear alguns problemas de saúde. Os mais comuns são problemas respiratórios, como gripe e resfriado.
A gripe é causada somente pelo vírus influenza , enquanto os resfriados, por muitos outros, como o rinovírus.
Uma das formas de prevenir-se das doenças típicas da estação é evitar aglomerações e lugares pouco arejados. Também é importante deixar as janelas abertas para que a casa seja ventilada.
O ressecamento das mucosas, que pode ser mais comum no período, também pode levar a inflamações e diminuir a produção de secreções (que contêm anticorpos), por isso é importante ficar atento à hidratação. Os especialistas recomendam a ingestão e muito liquido e uma dieta balanceada.
Os cuidados devem ser maiores com crianças, idosos, e pessoas que sofrem de doenças alérgicas/respiratórias crônicas: rinite alérgica, asma, bronquite, entre outras.
Por Folha com G1/Portais de Notícias