Itamaraty já identificou 54 brasileiros
Até o final da manhã de domingo (26), parentes e amigos de 54 brasileiros que estão no Nepal, país atingido por um terremoto, informaram ao Ministério de Relações Exteriores (Itamaraty) que os localizaram. Eles estão bem e não precisam de atendimento médico. Não há registro de brasileiros entre os mortos.
O número exato de brasileiros nas regiões atingidas é desconhecido. Desde o terremoto, as informações sobre os brasileiros no local chegam ao governo por meio dos contatos de parentes e amigos e pelas redes sociais.
A embaixada brasileira busca informações em hotéis e agências de turismo.
Há milhares de feridos, desaparecidos e desabrigados, e o terremoto atingiu ainda parte dos países vizinhos Índia e China.
Balanço geral
O número oficial de mortes causadas pelo terremoto de 7,8 graus que devastou o Nepal no sábado chegou a 3.726, segundo estimativa divulgada pelas autoridades na madrugada desta segunda-feira (27). Os feridos somam mais de 6,5 mil pessoas.
A expectativa do governo nepalês é de que o número suba ainda mais, à medida que as equipes de resgate cheguem às áreas mais remotas. Os dados não incluem vítimas de avalanches, que são contabilizadas por associações de montanhismo. No monte Everest, por exemplo, 17 mortes já foram registradas.
Por conta do abalo, o mais devastador do Nepal em cerca de 80 anos, boa parte do país está no escuro e os sistemas de comunicação funcionam apenas de forma intermitente. Nos centros de tratamento e tendas improvisadas, faltam médicos, mantimentos, remédios e água.
Por Folha com Agências
Foto O Tempo