Algumas lojas virtuais brasileiras aproveitam a semana da Black Friday para estender as liquidações por toda a semana. Segundo dados da consultoria E-bit, o varejo digital deve movimentar R$ 390 milhões com a data este ano, um crescimento de 60% em relação ao ano anterior.
A Dafiti, e-commerce de moda, pretende triplicar a meta diária de vendas durante a semana. De hoje até quinta-feira (28), o desconto de até 70% será aplicado em roupas agrupadas pela cor -branco, azul, vermelho e amarelo. Para a sexta (29), a loja promete milhares de peças, em todas as cores, com até 80% de desconto.
A Sephora, loja de produtos de beleza, anunciou a redução de preços entre os dias 25 ao 29 de novembro em seu site -a cada dia um tipo de produto entre maquiagens, perfumes e cosméticos de tratamento terão os preços reduzidos. Os descontos também valem para as lojas físicas da marca, e nesse caso se estendem até o próximo domingo (1º).
Cadastro
Outras lojas on-line já confirmaram a participação na Black Friday. As Americanas, o Shoptime, as Casas Bahia, o Ponto Frio e o Submarino são algumas das lojas que irão liquidar diversos produtos como eletrodomésticos, jogos eletrônicos e brinquedos.
O consumidor pode, por meio de um cadastro feito no nesses sites (geralmente em um link especial sobre a promoção) informar seu e-mail e, segundo os estabelecimentos, receber as ofertas de sexta-feira em primeira mão.
Cuidado com as armadilhas
Quem planeja comprar sem sair de casa deve ficar de olho nas armadilhas do e-commerce para evitar transtornos posteriores:
Desconfie de promoções e ofertas tentadoras. Não é raro que estabelecimentos aproveitem o chamariz da liquidação para anunciar produtos com preços semelhantes aos verificados antes do período ou que tiveram seu preço elevado. Tal prática se caracteriza como publicidade enganosa e o estabelecimento que adotar pode ser penalizado.
Fique sempre por dentro dos valores apresentados alguns dias antes para não ser ludibriado e faça uma pesquisa sobre o comportamento das empresas nas edições anteriores do evento.
Tenha cuidado ainda com páginas desconhecidas, irregulares ou pouco confiáveis. Os participantes oficiais da Black Friday terão um selo de autenticidade nas lojas físicas e virtuais e até mesmo parceria com o canal Reclame Aqui, onde o comprador poderá queixar-se sobre as ofertas. Jamais faça compras em um site sem verificar os certificados de segurança, ainda que os preços pareçam incríveis.
Com Portais de Notícias