O inverno é a estação dos morangos. Nesta época, a fruta é encontrada com mais qualidade e menos agrotóxicos. O morango é bastante saudável e, além disso, tem pouca caloria. Segundo a nutricionista do Ministério da Saúde, Maria Penha Ferrer, a fruta é rica em potássio e vitaminas C e A. “O potássio exerce um papel importante na atividade muscular, na transmissão nervosa e na tonicidade muscular. Também tem um papel importante na função renal e na contratação da musculatura cardíaca. Já a vitamina C auxilia no processo de cicatrização atua contra as infecções e auxilia na absorção do ferro no organismo. A Vitamina A, protege o organismo, além de exercer um papel importante na acuidade visual”, explica.
Em Guanhães, a fruta pode ser encontrada nos supermercados com preços que variam de 2,65 a 2,99, a bandeja. Mas além de observar o preço na hora da compra, é fundamental saber escolher os melhores frutos.
Como os morangos são muito delicados, eles são vendidos embalados, por isso na hora de comprar, deve-se prestar atenção no estado das frutas no fundo da caixinha. A boa escolha são morangos médios e pequenos, bem vermelhos e com talos verdes, sem manchas ou machucados. Os verdes ou incolores devem ser evitados.
O morango faz sucesso em várias receitas. O chef de Cozinha Daniel Vieira Gurgel destaca o risoto de morango, o suco de laranja com morango, sobremesas com calda de morango, geleia, mousse de chocolate com pedaços de morango em cima, e até uma saladinha. “Como fruta, dá para utilizar o morango e a manga. Pode colocar três tipos de alface fica legal, a alface crespa, alface americana e a alface roxa, tomate, pepino, molho de mostarda e mel fica uma combinação boa”.
A nutricionista do Ministério da Saúde lembra ainda que o melhor é consumir morangos com certificação de orgânicos ou em época de safra, quando a fruta precisa de menos agrotóxicos. (COM AGÊNCIAS)
Por Samira Cunha