Nada de assassinato, assalto à mão armada, famílias reféns de bandidos ou mulheres violentadas. Na contramão dos índices de criminalidade registrados em quase todo o Estado, moradores de pequenas cidades do interior vivem em paz, harmonia e sossego. O sonho da vida bucólica e tranqüila é realidade em um seleto grupo de 43 municípios.
Os dados mais recentes da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) apontam a inexistência de crimes violentos (homicídio, sequestro, extorsão mediante sequestro, cárcere privado, roubo e estupro) nessas localidades em 2015 (até outubro). No ano passado, 34 municípios estavam nesta condição.
A ilha de segurança é formada por pacatas comunidades sem favelas, baixo desemprego e pouca evasão escolar. A maioria tem entre 2 mil a 3 mil habitantes e está concentrada nas regiões mais ricas, como a Zona da Mata, Sul de Minas e Centro-Oeste. As poucas queixas prestadas à polícia são de furtos e agressões.
Braúnas
Pertencente a microrregião de Guanhães e também ao colar metropolitano do Vale do Aço, Braúnas, com uma população estimada em 5.091 habitantes, é a única cidade da região que aparece na lista.
Por Folha com informações Hoje em Dia