O Ministério da Saúde promete começar a normalizar o repasse de vacinas para os Estados nesta sexta-feira (20), iniciando com a distribuição de 195 mil doses de antirrábica. O objetivo é completar os estoques até abril.
Segundo o órgão, seis das 27 vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tiveram o envio reduzido no início deste ano.
O problema, segundo o Governo Federal, ocorreu devido a reformas para reforço da qualidade dos produtos, feitas pelos laboratórios que produzem as doses.
Confira o planejamento de repasse do ministério:
Antirrábica – Nesta sexta-feira começa distribuição aos estados de 195 mil doses da vacina. Vale ressaltar que a média mensal de envio aos estados é 150 mil doses.
Dupla Adulto (difteria e tétano) – Até início da próxima semana, será iniciado o envio de cinco milhões de doses da DT aos estados brasileiros. A média mensal de distribuição é de dois milhões de doses.
BCG – Até o final desta semana, começa a distribuição de 712 mil doses da vacina. Outras 600 mil doses serão liberadas após análise de qualidade. A média mensal de envio aos estados é de 1 milhão de doses.
Tetra viral – Até o final deste mês, 300 mil doses da vacina serão enviadas, o que atende demanda mensal.
Febre Amarela – Ainda neste mês de março, 180 mil doses serão distribuídas aos estados brasileiros. A situação deverá estar normalizada em abril, com a distribuição de dois milhões de doses aos estados de todo o país. A média de envio é de 1,6 milhões de doses, por mês.
HIB – 70 mil doses estão em análise pela Anvisa e posterior controle de qualidade pelo INSQS. Tão logo sejam liberadas, o prazo de distribuição é 24 horas. O quantitativo atende a demanda de oito meses, já que a média mensal 8.500 doses.
Em Minas Gerais, há falta de três das seis vacinas com repasse reduzido. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que foram solicitadas 30 mil doses de tetra viral e foram recebidas 8.667. Porém, ressaltou que para a próxima semana está previsto o recebimento de 26 mil doses.
Em relação à vacina antirrábica humana, em janeiro foram solicitadas 18 mil doses e foram recebidas 14.500. No mês seguinte, o pedido foi novamente de 18 mil doses e até o momento, nenhuma foi recebida.
Por O Tempo
Foto: Internet