As cidades mineiras continuam sofrendo com os problemas causados com a chuva. Subiu para 15 o número de cidades que decretaram situação de emergência ou calamidade por causa dos estragos.
De acordo com o boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), divulgado neste sábado, 3.079 pessoas ficaram desalojados e outras 316 desabrigadas.
Em apenas 24 horas, três cidades entraram para a lista da Defesa Civil. Água Boa, na Região do Rio Doce, Congonhal, no Sul de Minas Gerais, e Morro do Pilar, na Região Central do Estado.
Os municípios alegaram no pedido que os estragos foram provocados pelas chuvas intensas e também por deslizamentos. Outras 41 comunidades foram atingidas por eventos adversos, mas não precisaram pedir ajuda ao Governo Estadual.
Segundo a Cedec, 1.064 casas foram danificadas pelos temporais e outras sete foram totalmente destruídas. Outras 20 pontes sofreram avarias e uma foi destruída. A temporada chuvosa 2015/2016 já contabiliza duas mortes.
O número de cidades em emergência deve aumentar nos próximos dias.
Entre os municípios que já pediram ajuda ao Governo Estadual está Barbacena, na Região Central de Minas Gerais. Pelo menos outras quatro cidades já decretaram situação de emergência, mas ainda não foram incluídas na lista. Entre elas estão Santa Bárbara do Tugúrio, Santos Dumont, Piau e Sabinópolis.
Por Folha com Estado de Minas
Foto: G1