Minas Gerais é o terceiro estado brasileiro com maior número de denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes feitas ao Disque Direitos Humanos (Disque 100), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), no primeiro trimestre deste ano. Na liderança do ranking estão São Paulo (737) e Rio de Janeiro (404).
Em todo o Brasil, foram denunciados 4.480 casos da violação, a quarta mais frequente no serviço da SDH/PR. Minas concentra 8,68% desse total.
Balanço
As denúncias feitas por meio do Disque 100 tratam de mais de um tipo de violação. Segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (18) pela Secretaria, 85% dos casos de violência sexual denunciados até março são referentes a abusos (quando o agressor utiliza força física, ameaça ou seduz a vítima visando à própria satisfação). Outros 23% dizem respeito à exploração sexual.
Reação necessária
A ex-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Miriam Maria José dos Santos, acredita que haja muitos casos ainda sem denúncia, escondidos entre quatro paredes.
“Muita gente continua com medo de telefonar para o Disque 100. É preciso ressaltar que a ligação é anônima”. Ela também aconselha que as pessoas façam a denúncia, mesmo que a exploração sexual de menores não tenha sido comprovada. “O Conselho Tutelar de cada município e o Ministério Público poderão averiguar a informação”.
Por Hoje em Dia