Enquanto não estiverem concluídas as obras do Centro Socioeducativo de Ipatinga – que já está sendo preparado na antiga sede da Associação Rios de Água Viva, junto à Delegacia Regional -, menores infratores deverão ser encaminhados a uma outra unidade de apreensão, no município de Açucena.
Ainda neste segundo semestre será inaugurado naquela cidade um local provisório para acautelamento dos adolescentes em conflito com a lei, conforme informou na sexta-feira (05) a assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS).
De acordo com a repartição estadual, o prédio em Açucena, que já está em fase final de reforma, fica localizado na entrada da cidade. Ali funcionava a antiga cadeia. Ele terá capacidade para abrigar 30 jovens infratores do Vale do Aço. Esta mesma edificação deixará de receber menores assim que a unidade do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) comece a funcionar em Ipatinga. Futuramente, ela poderá se tornar um presídio feminino.
Inauguração em breve
Informação extra-oficial dá conta que Açucena poderá receber os adolescentes infratores a partir de 20 de agosto, sendo que a unidade só não começou a funcionar porque está em andamento o processo seletivo para contratação de pessoal. Estes mesmo funcionários deverão ser transferidos depois para Ipatinga, juntamente com os menores que ali estiverem internados.
Com Jornal Vale do Aço