Diamantina reuniu ontem à tarde mais de 1 mil pessoas, convocadas pelas redes sociais. O movimento foi pacífico e a Polícia Militar apenas acompanhou de perto os manifestantes, que percorreram as ruas do Centro Histórico, com cartazes e palavras de ordem.
A maioria dos participantes era de alunos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), que protestaram contra o preço da passagem do ônibus do campus universitário e reclamaram contra a paralisação das obras do alojamento estudantil e do restaurante universitário.
Eles se concentraram no Largo Dom João, onde foi iniciada a passeata. Os estudantes seguiram pela Rua da Gloria e passaram em frente ao pronto-socorro da Santa Casa de Diamantina, onde as palavras de ordem foram interrompidas. Também passaram pelo fórum, seguindo até a Igreja de Santo Antônio e à praça do Mercado Velho, onde cantaram o Hino Nacional.
Na página do movimento “Diamantina nas RUAS”, uma manifestante, estudante da UFVJM, declarou ontem sobre o protesto:
“Sabe o que foi lindo? Lindo foi a PM daqui autorizar, não agredir, proteger e acompanhar o nosso protesto. Lindo foi ver esses estudantes cantando com a alma o Hino Nacional. Lindo foi ver a paz acima de tudo.
Lindo foi ver uma mãe com seu bebe de colo e uma grávida, pedindo pelo futuro de seus filhos. Lindo foi ver isso tudo de perto.” Uma nova manifestação foi marcada para esta quinta-feira (20).