Exatos 148.235 eleitores do total de 15.248.681 mineiros tiveram o título cancelado por não terem votado nem justificado a ausência nas três últimas eleições. Esses eleitores não regularizaram sua situação dentro do prazo legal, que terminou no último dia 4 de maio.
Em Guanhães, um número expressivo de eleitores também tiveram seus títulos cancelados: 293. Ao todo, 309 eleitores teriam que regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, mas apenas 14 o fizeram.
Nas outras duas cidades que compõe a 121ª Zona Eleitoral de Guanhães, poucos eleitores ficaram quites com a Justiça. Em Dores de Guanhães, dos 24 eleitores, apenas um regularizou sua situação; já em Senhora do Porto dos 19 eleitores pendentes, apenas dois comparecem ao Cartório Eleitoral.
Para saber se o documento foi cancelado, basta acessar o link “situação eleitoral”, no espaço “serviços ao eleitor”, disponível nos sítios eletrônicos da Justiça Eleitoral. Quem estiver com dúvidas sobre a situação no cadastro eleitoral, pode ligar para o 148 (Disque-Eleitor), de segunda a sexta-feira, de 7 às 19 horas.
O cancelamento do título eleitoral provoca uma série de consequências, como impedimento para a obtenção de passaporte e restrições ao recebimento de salário de função ou emprego público. A ausência de registro também pode dificultar matrícula em instituições de ensino e a nomeação em concurso público.
Por Folha com TRE/MG