Em Guanhães, não há registro de casos de lesão
Quem tem o hábito de soltar pipas sabe bem que os meses de julho e agosto são as épocas mais propícias para brincar. Mas ainda existem pessoas que insistem em fazer da brincadeira algo perigoso.
O cerol já é conhecido e mesmo que proibido, é utilizado por muitos para cortar a pipa de "adversários”. Agora, surge um novo componente que coloca em risco tanto quem solta o papagaio quanto quem não tem nada a ver com isso: as linhas chilenas. Com um poder de corte quatro vezes maior do que o cerol, esse material pode transformar um brinquedo em arma.
A utilização desses artifícios é proibida e provoca ferimentos graves e até mortes. De acordo com a 25ª Companhia Independente de Polícia Militar de Guanhães, não há operação específica sendo realizado para a prevenção da utilização do cerol e linhas chilenas.
Segundo a PM, a utilização de cerol e linhas chilenas é proibida e quem as utiliza, estará sujeito a recolha do material, boletim de ocorrência e em alguns casos, a sanções cíveis e penais. A corporação diz ainda que existe uma lei estadual que prevê multa para os infratores.
Orientações
A Polícia Militar recomenda a prática de soltar pipas longe da rede elétrica e cercas eletrificadas, de preferência em espaços abertos como campo de futebol e praça, para evitar o risco de acidentes.
A PM aconselha para que a linha da pipa não atravesse os caminhos de ciclistas e motociclistas, pois nem sempre as linhas podem ser vistas.
Denúncias
De acordo com a PM, a população pode fazer denúncias pelo telefone, no 190. Em Guanhães não há registro de casos de acidentes ou lesões causadas pelas linhas chilenas e cerol.
Cerol
O cerol é uma mistura criminosa de cola de madeira com vidro moído que as crianças passam na linha dos papagaios e pipas para cortar a linha das pipas de outras crianças.
Esta mistura de cola e vidro moído faz com que a linha se torne uma verdadeira navalha causadora de muitos acidentes fatais.
São utilizados também variações de pó cortante, o mais comum é o pó de ferro. O pó de ferro tem um agravante, pode conduzir eletricidade quando toca nos fios de alta tensão provocando curtos circuitos e até morte em quem solta as pipas.
Linha chilena
Com um poder de corte quatro vezes maior do que o cerol, a linha chilena vem transformando a simples brincadeira de soltar pipa em um verdadeiro perigo. O material, que vem ganhando cada vez mais adeptos, pode ser comprado livremente pela internet, mas sua fabricação e comercialização são proibidas por lei.
Por Folha/ informações Defato Online com colaboração estagiário Diego Rafael
Foto: Defato Online