A Justiça do Trabalho vai promover entre os dias 13 e 17 de junho, a II Semana Nacional de Conciliação Trabalhista. Uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, que tem como objetivo ressaltar a importância da conciliação, aprimorar os meios consensuais de resolução de conflitos e proporcionar maior celeridade aos processos trabalhistas.
Este ano, a campanha está embasada no conceito de que conciliação é fruto de um gesto de boa vontade e de que todos os envolvidos participam da solução. “Conciliação: você participa da solução”.
Sobre os benefícios da conciliação
De acordo com a Justiça do Trabalho, a conciliação é a forma mais rápida de resolver um processo, pois não há necessidade de produção de provas; mais barata, já que as partes não precisam gastar com documentos e deslocamentos aos fóruns trabalhistas; e pacífica, por se tratar de um ato espontâneo, voluntário e de comum acordo entre os envolvidos.
Como realizar a conciliação
De acordo com o diretor da Vara do Trabalho de Guanhães, Anderson Rander, as partes que desejarem fazer acordo na Semana na Conciliação, realizada em Guanhães entre os dias 14 e 16 deste mês, devem fazer uma petição manifestando o seu interesse em conciliar, para que o processo seja incluído em pauta. Quem não tiver advogado, segundo o diretor, poderá comparecer na Secretaria da Vara, de Trabalho, localizada na Rua Odilon Behrens, em cima do Banco do Brasil, ou através do telefone 3421- 2298.
Os interessados podem também acessar o site do TRT: trt3.jus.br e preencher o formulário, solicitando uma audiência de conciliação.
Por Folha com informações Justiça do Trabalho