Especial Dia Internacional da Mulher*
Jane Coelho Ventura, 48 anos. Ensino Médio Completo. Conselheira Tutelar a dois anos e meio. Faz parte da coordenação da Associação de moradores do bairro João Miranda.
Conselheira tutelar há dois anos, Jane Coelho Ventura hoje ainda exercendo as funções da presidência, desse importante canal de apoio a crianças e adolescentes e conta os desafios da profissão. “Resolvi me candidatar por que já trabalho há muito tempo com crianças.
Já trabalhei em creche, no CMEI e lá lidava com muitas crianças carentes e acompanhava e entendia as dificuldades que as famílias têm; então entrei com o propósito de lidar com esta área”.
Assim como na missão de mãe, na profissão, Jane também tem que ter muita sensibilidade “somente depois que você entra, você vê as dificuldades.
Quantas crianças, quantos adolescentes passando necessidades; é necessária muita orientação” observa.
Jane Ventura, como conselheira tutelar, traz algumas orientações para as mães e mulheres de nossa sociedade.
“Para se ter uma vida baseada no diálogo com os filhos, as mães devem saber dar uma educação para os filhos sem maltratar e faltar com respeito. Deve educá-los com amor, carinho e atenção, isso é o ideal”.
De acordo com Jane as mulheres cada vez mais ocupam cargos de chefia. “As mulheres estão mais independentes hoje do que nunca, mas ainda existe preconceito, não no meu trabalho, porque aqui é majoritariamente mulheres, mas o preconceito é uma realidade”, alerta.
Por Folha
Foto: Diego Rafael