No sábado (4), o Promotor de Justiça da 2ª Vara da Comarca de Guanhães, Luciano Sotero Santiago, foi afastado de suas funções.O afastamento se deu por meio de procedimento disciplinar administrativo decretado pela Corregedoria Geral da Procuradoria de Justiça de Minas Gerais,nos termos da Lei Complementar n º 34/94.
A Corregedoria do Ministério Público avaliou a atuação de Luciano Sotero como inconveniente e abusiva.A base do afastamento, segundo informações, está vinculada à sua atuação nas investigações da Operação Cartas Marcadas, deflagrada em novembro do ano passado, após irregularidades apontadas pelo Promotor no processo de licitação da festa de aniversário da cidade.
A partir daí, inúmeros desdobramentos como prisões e irregularidades em contratações e licitações em setores da administração pública municipal, como transporte e merenda escolar foram apontados e se tornaram alvo de investigações do MP guanhanense até o afastamento de Sotero, no dia 04.
O Promotor afastado tem até 15 dias para recorrer da decisão e na terça-feira, 07, já havia estado com seu advogado em Belo Horizonte, para elaboração do recurso.
Abaixo Assinado
Indignada com o afastamento do Promotor Luciano, a população guanhanense decidiu se manifestar por meio de um abaixo assinado, em apoio à sua permanência na cidade.
O abaixo assinado será encaminhado à Procuradoria de Justiça de Belo Horizonte e tem por finalidade manter o Promotor no município de Guanhães.
Confira os inquéritos instaurados pelo Promotor Luciano Sotero, em Guanhães, publicados no Diário Oficial do Ministério público desta quarta-feira (08).
Por Folha