A partir deste mês, a CENIBRA realiza uma Campanha de Prevenção Contra Incêndios Florestais na região onde atua. A conscientização é a melhor estratégia contra o incêndio florestal.
Neste sentido, a empresa promoveu uma série de palestras educacionais para prevenção e combate a incêndios nas comunidades, além disso, intensificou a divulgação do 0800 por meio de materiais informativos distribuídos a partir desta semana.
A Empresa disponibiliza às comunidades um telefone gratuito para receber informações sobre incêndios florestais: 0800 283-1291. Após receber a ligação, uma equipe da Empresa verifica a veracidade das informações e toma as devidas providências.
Com 24 horas de monitoramento e uma equipe sempre pronta a prevenir ou combater qualquer sinal de incêndio, a CENIBRA reforça seu compromisso em proteger o patrimônio florestal ecológico.
Uma prática comum na zona rural, o uso do fogo (queimada) para limpeza do solo, pasto ou plantação, deve respeitar os critérios determinados por lei (recomendações do IEF), sem comprometer a terra e os recursos naturais. Contudo, é fundamental estar atento à legislação ambiental, no que diz respeito ao Incêndio Florestal.
A Lei n. 9.605 /98, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, em seu artigo 41 tipifica como crime contra a flora, a conduta de provocar incêndio em mata ou floresta.
Art. 41. Provocar incêndio em mata ou floresta:
Pena - reclusão, de dois a quatro anos, e multa.
Parágrafo único. Se o crime é culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.
Para que os índices de incêndios diminuam, é fundamental o apoio das comunidades na preservação de um bem comum: o meio ambiente.
A destruição ocasionada pelos incêndios é lamentável. Compromete a camada orgânica do solo, propicia o surgimento de erosões, reduz a resistência das árvores, mata animais ou destrói o habitat natural, danifica propriedades, além de causar danos à saúde do homem.
Por Ascom Cenibra