Nesta quinta-feira, 27 de outubro, o Instituto Federal de Minas Gerais, completa 65 anos de Educação Pública Federal na cidade de São João Evangelista.
Para celebrar a data, diversas atividades acadêmicas estão sendo realizadas desde o dia 24, entre elas, a VI Semana de Ciência e Tecnologia, o IV Seminário de Integração Acadêmica e a Comemoração do Dia do Servidor.
As atividades, que também incluem palestras, minicursos, feiras, oficinas e apresentações artísticas, seguem até sábado (29). A programação completa pode ser conferida através do link: http://portal.sje.ifmg.edu.br/index.php/component/content/article?id=315
Conheça um pouco da História do IFMG/SJE
Fundado em 27/10/1951, o IFMG/SJE, celebra 65 anos de Educação Pública Federal em São João Evangelista. A história da instituição teve início, em 1947, através da idealização dos Doutores Nelson de Sena e Demerval José Pimenta, que juntamente com os Senhores Oswaldo Pimenta, Monsenhor Antônio Pinheiro, Padre Davino Morais e Astrogildo Amaral fundaram a Sociedade Educacional Evangelistana.
Em 1950, essa Sociedade, através de um termo de compra e compromisso, adquiriu da Senhora Ondina Amaral um terreno que possuía o nome “Chácara São Domingos” com uma área de 277,14 ha. Dava-se início, então, ao que hoje é Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus São João Evangelista.
No dia 27 de outubro de 1951, foi publicado no Diário Oficial da União, um convênio entre a União e o Estado de Minas Gerais para a instalação da Escola de Iniciação Agrícola de São João Evangelista, então subordinada à Superintendência de Ensino Agrícola e Veterinário do Ministério da Agricultura.
Em 1964 a denominação de Escola de Iniciação foi alterada para Ginásio Agrícola. Posteriormente, com o decreto nº 83.995 de 4 de setembro de 1979, foi alterada a denominação de Ginásio Agrícola para Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista-MG.
Em 29 de dezembro de 2008, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei nº 11.892 que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Assim a Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista-MG passou a ser denominada Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus São João Evangelista.
Atualmente o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus São João Evangelista oferta cursos gratuitos, técnicos, de graduação e Pós-graduação Lato-Sensu.
Por Folha com ASCOM IFMG/SJE