Jogar videogame pode não ser coisa apenas para os netos, mas também para os avós. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Colônia, na Alemanha, constatou que os joguinhos no computador podem tornar o envelhecimento mais saudável.
Segundo o estudo, o vídeogame estimula os sentidos, diverte e faz com que o idoso interaja socialmente, saindo da rotina. Dependendo do caso, é também um exercício físico e mental. Mas o videogame deve ser usado para que o idoso se relacione com outras pessoas, pois do contrário pode ser prejudicial. É o que explica a coordenadora da Saúde do Idoso do ministério da Saúde, Elen Bernin.
"O videogame quando ele trás alguma coisa de interação, que seja realmente um jogo onde a pessoa vai ter que descobrir alguma coisa, desvendar, pode trabalhar bem a memória, mas tem que ter cuidado para que não fique um tipo de isolamento, porque é importantíssimo que a pessoa não se isole em algum ambiente e fique voltada só, mesmo quando mais jovem, para essa questão do jogo e não interaja. Porque a gente vê que um dos fatores que previnem muitas doenças é a interação mesmo em grupos."
A coordenadora da Saúde do Idoso ressalta que o importante na velhice é a pessoa fazer atividades que provoquem bem-estar e estimulem os sentidos.
Com Agência do Rádio