GUANHÃES – Em celebração ao Dia de Combate à Violência Contra o Idoso, comemorado neste mês (15/06), o Conselho Municipal do Idoso realiza nesta terça-feira (26), um movimento que visa combater os maus tratos cometidos contra os cidadãos da terceira idade.

O evento começou com uma concentração e apresentação teatral na Praça JK e em seguida, defensores da causa caminharam até a porta da Delegacia Regional para uma blitz educativa com distribuição de informativos e alertas de combate a essa violência.



Segundo a Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Fernanda Leal, é crescente o número de denúncias em Guanhães. “Os maiores números de denúncias na cidade é de abuso financeiro ou material, que está incluído nos maus tratos. Às vezes alguém da família, um vizinho ou amigo, pega o cartão, vai lá e pega a aposentadoria, que é direito do idoso, e usa o dinheiro”, esclarece Fernanda Leal.

Jupira Ferreira Barbosa é uma idosa bem informada e alerta aos demais para que não se calem diante de situações de ameaças e agressões. “Eu deixo meu recado a todos os idosos. Não pode ficar parado. Se houver agressão, denunciem, não fiquem calados não, porque pode ficar pior”.
Os locais para denúncias são: CRAS, Central de Conselhos, Promotoria de Justiça, Polícia Militar ou pelo Disque Direitos Humanos (0800 031 1119). As denúncias podem ser feitas pela própria vítima ou por pessoas que tomarem conhecimento e até provas.
Por Samira Cunha