Moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país deverão adiantar seus relógios em uma hora a partir da 0h deste domingo (16), quando começa o horário de verão.
A medida será adotada pelo Distrito Federal e pelos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
E você? Gosta do horário de verão? Sabe para o que ele serve?
Para a dona de casa guanhanense Maria do Porto Oliveira de 42 anos, o horário de verão é sempre bem vindo: “Eu particularmente adoro o horário de verão, os dias ficam mais longos, as tarde são maiores, dá pra aproveitar bastante e fazer um monte de coisas”, conta.
Apesar de gostar muito da medida ainda mais motivo dela existir: economia de energia, Maria, confessa que também consegue enxergar seu lado ruim: “O horário de verão é bom e faz com que a gente aproveite mais o dia, porém também tem seus contras: as manhãs passam tão rápido que a gente nem vê, se ficar acrescentando 5 minutinhos no despertador só vai ter metade do dia”, brinca.
Já para a estudante guanhanense de 17 anos Isabella da Costa, o horário de verão é ruim e causa bastante incômodo: “eu não gosto não, a gente já acorda cedo pra ir à aula e neste horário precisamos acordar mais cedo ainda, além do mais, nunca que a noite chega” afirma..
Isabela, que sabe que a medida serve para a economia de energia elétrica, afirma ser este um dos pontos positivos e que a motiva a passar pelo período de adiantamento dos relógios com mais aceitação.
Horário de verão
O objetivo principal para a existência do horário de verão é a economia de energia. A medida afeta principalmente o consumo de energia no horário de pico, entre 18h e 21h. Na temporada passada, entre o fim de 2015 e o início de 2016, a adoção do horário de verão reduziu a demanda por eletricidade em 2,6 mil megawatts(MW), ou 4,5% do consumo médio dessas três regiões.
A idéia surgiu numa campanha do construtor britânico William Willett, em 1907, que não pôde vivenciar sua realização. Sua invenção só foi adotada em 1916 (ano seguinte à sua morte), pela Alemanha, na Primeira Guerra Mundial, com o objetivo de economizar carvão.
No Brasil, o horário de verão foi implementado pela primeira vez em 1931. Porém, apenas a partir de 1985 passou a ser praticado anualmente. Esta será a 41ª edição do horário de verão no país.
Por Folha com colaboração Estagiária Stela Natalie