Ao redor de Guanhães, estão lindas belezas naturais, que atraem pessoas dos quatro cantos do país. Por que não encantar e atrair você também, que é um privilegiado por estar mais pertinho? A dica para quem deseja aproveitar os dias de folga e não rodar muitos quilômetros são algumas cidades próximas que oferecem atrativos únicos. Ainda dá tempo de fazer as malas.
Para começar, vamos à Serra do Cipó, há 125 quilômetros de Guanhães. O local é atualmente, uma das principais províncias turísticas de Minas Gerais. Inserida na Estrada Real e no Circuito do Diamante, com um Parque Nacional, relevo especialmente acidentado, beleza cênica ímpar, inúmeras cachoeiras e uma das floras mais diversificadas do mundo, a região contabiliza um acervo invejável para o lazer, a prática de atividades ao ar livre, e a pesquisa científica.
Cachoeira Véu da Noiva
Conceição do Mato Dentro
Chegar à Serra do Cipó é tranquilo e a viagem dura em média duas horas. Outro bom motivo é a passagem por Conceição do Mato Dentro que está quase no meio do caminho. Nesta cidade, rica em belezas naturais, é possível encontrar também bom motivos para aproveitar os dias de folga do carnaval.
Cachoeira do Tabuleiro
Em Conceição do Mato Dentro está a terceira maior cachoeira do Brasil e a primeira de Minas Gerais, a Cachoeira do Tabuleiro. Em meio a imensos blocos de pedras, a natureza se retrata através de um paredão monumental por onde escorrem as águas formando um enorme poço.
Outra cachoeira que faz parte do roteiro de muitos turistas é a Rabo de Cavalo. Formada por um paredão com cerca de 120 metros de altura, a cachoeira tem duas quedas paralelas, sendo uma com 40 metros no primeiro patamar e a outra de 80 metros formada pela união de dois cursos d’água. Pequenos arbustos e paredões rochosos cercam o local, tendo uma vegetação formada por matas ciliares e de galerias e ainda campos rupestres e cerrados. No decorrer da trilha que dá acesso a cachoeira de Rabo de Cavalo é possível deslumbrar-se com a paisagem e com a infinidade de plantas nativas e aves.
Entre outros atrativos da cidade, estão ainda as cachoeiras de Três Barras, Zé Cornicha e Poço do Val, também conhecido como Poço do Rio Preto e Poço Pari. No roteiro das Pedras, o passeio leva até o Córrego do Baú, o Parque Municipal Salão das Pedras, a piscina de água quente que é formada a partir do represamento do curso d’água e ainda há o atrativo do Poço das Ninfas, onde é possível ver o contraste entre o verde e o caramelo sobre as águas que correm em uma pequena queda e deságuam em um poço de baixa profundidade.
Poço das Ninfas
Piscina de Água Quente
Por Samira Cunha