O Programa de Combate às Endemias do município de Guanhães divulgou nesta quinta-feira (15), o resultado do levantamento de índice de infestação do mosquito da dengue. A avaliação aconteceu entre os dias 5 e 9 de março em 10% dos imóveis da cidade.
Foram visitados 1.337 imóveis, sendo que em um na Avenida Ciro Nunes, no Bairro Amazonas, foram encontradas dez larvas num recipiente com água para galinhas. Na Travessa Maria Madalena, foram encontradas oito larvas, todas em uma caixa d’água destampada. Já no Centro, foram encontradas dez larvas na Rua Barão do Rio Branco, em um ralo da casa.
O resultado aponta queda no índice, em comparação ao primeiro levantamento do ano, de 0,30%, caiu para 0,23%. O índice aceito pela Organização Mundial de Saúde é de 0,99%, mas segundo a Coordenadora de Endemias, Ednéia Ribeiro Faria, apesar dos resultados, o município ainda deve ficar atento. “O resultado é muito bom, mas ainda não podemos ficar despreocupados, até porque o levantamento só é feito em 10% das casas e sabemos que ainda há mais larvas em outros imóveis”, diz.
Por Samira Cunha