Começou no dia 1º a segunda etapa da Campanha Nacional contra a febre aftosa. Em Guanhães, a venda da vacina foi liberada no dia 28 de outubro. Segundo informou o coordenador regional do Instituto Mineiro Agropecuária (IMA), Deobaldino Marques de Pinho, a previsão é que sejam imunizados 284 mil bovinos de 0 a 2 anos, nas 45 cidades que compõe a regional.
Só em Guanhães, cerca de 30.000 bovinos devem ser vacinados até o final da campanha, dia 30 de novembro. As cartas de aviso foram entregues aos proprietários rurais na primeira quinzena de outubro. Deobaldino ainda informou que no balanço geral, devem receber as duas doses, 1 milhão de bovinos da região.
A vacinação contra a febre aftosa é de grande importância para a proteção do rebanho mineiro. Na hora de vacinar o animal, o produtor deve tomar cuidados básicos e importantes, como reunir o gado nos horários mais frescos do dia, transportar a vacina em caixa térmica com três partes de gelo para uma de vacina, mantendo a temperatura entre 2 graus e 8 graus centigrados, e não vacinar animais doentes.
E atenção proprietário rural! As declarações da vacina já estão sendo feitas.