Com objetivo de melhor atender ao eleitor na reta final do prazo de alistamento e transferência para as eleições de 2012, o cartório eleitoral de Guanhães, funcionou em regime de plantão, no domingo (29) e nessa terça-feira (1º).
Mas, apesar da disponibilidade, segundo a técnico judiciário, Ana Adélia Moreira Soares, apenas 11 pessoas compareceram ao cartório. “Diferente da capital, no interior esses plantões na surtem muito efeito. As pessoas procuram mesmo o atendimento durante a semana. Hoje pela manhã já tinha fila de espera”, comentou.
Ana Adélia informou que a movimentação maior acontece nos três dias que antecedem o prazo final. Ainda segundo ela, a demanda maior tem sido alistamento de jovens entre 16 e 18 anos. “A maioria desses jovens se vê obrigado a tirar o título de eleitor, já que muitos precisam do CPF seja para carteira de trabalho, Enem; documento que só e feito com a apresentação do título”, explicou a técnico.
Últimos dias
A Justiça Eleitoral alerta os eleitores para procurarem o quanto antes os seus respectivos cartórios, a fim de evitarem as tradicionais filas nos últimos dias do prazo final para alistamento e transferência (que é 9 de maio). O plantão nos cartórios se repetirá no próximo final de semana (5 e 6).
Documentos
Para tirar o título, o eleitor deve apresentar documento de identidade com foto e comprovante de endereço (conta recente de luz, água, telefone). Homens entre 18 e 45 anos devem apresentar também comprovante de quitação do serviço militar. Para transferência de domicílio eleitoral, exigem-se documento de identidade com foto, comprovante de residência há no mínimo três meses no novo endereço e título de eleitor, se ainda o possuir.
O prazo de alistamento eleitoral termina no dia 9 de maio. Os eleitores com dificuldade de locomoção, como idosos e pessoas com deficiência, também devem ficar atentos porque o dia 9 de maio também é o prazo final para que eles peçam a transferência do título para uma seção especial de fácil acesso.