No mês passado, foi ao ar no Jornal da Folha uma matéria que falava sobre a falta de tiras de glicemia para diabético, no município de Guanhães e também em todo o estado.
Na matéria já divulgada, um cidadão de 57 anos, morador de Guanhães, afirmou não encontrar há mais de dois meses, as tiras de glicemia para diabético tipo 2. “Faço uso diário para o controle da minha glicose; na farmacinha me informaram que não há previsão para chegar”, contou e disse ainda estar indignado com a situação. Além disso, ele enfrentava outro problema: encontrar na cidade tiras compatíveis com a marca do aparelho medidor, que foi adquirido na farmácia municipal.
De acordo com o cidadão, sua única solução seria comprar outro kit, que lhe custaria em torno dos R$160,00.
A Folha FM entrou novamente em contato com a Farmácia Central, e uma das funcionárias informou que as tiras ainda continuam em falta.
De acordo com informações da secretaria de saúde de Guanhães, através da assessoria de comunicação, as tiras de glicemia não estão em falta apenas no município, mas em todo o estado, devido a problemas na licitação, conforme divulgado em nota pela Superintendência de Assistência Farmacêutica.
Na semana em que a matéria foi divulgada, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou o problema e afirmou em nota que não havia previsão para a normalização da situação.
Por Folha