Nesta quinta (30), a Secretária Municipal de Assistência Social, juntamente com o Cras, Creas, Conselho Municipal do Idoso, Polícia Militar e Projeto Conselho Excelente da Associação Beneficente Ágape do Instituto Cenibra realizaram ações e prol do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal do Idoso, José Moacir Ramos, o dia da Conscientização é celebrado em 15 de junho, mas, por motivos maiores, foi necessário atrasar as comemorações, realizadas nessa quinta-feira (30).
No inicio da tarde, aconteceu uma blitz educativa com o apoio da Polícia Militar em frente ao Quartel da PM em Guanhães, com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre importância do dia.
Logo após, os realizadores da campanha juntamente com os idosos do grupo da Terceira Idade do CREAS/CRAS se reuniram na Praça JK e deram inicio a uma caminhada, com entrega de panfletos alusivos à data, até a Câmara Municipal, onde participaram de uma importante palestra.
Com o tema “Os direitos da Pessoa Idosa”, a palestra foi ministrada pelo Defensor Público do Estado de Minas Gerais, ex-analista jurídico do Ministério Público de São Paulo e especialista em Direito Processual, Dr. Thiago Coutinho Yamane.
Também prestigiaram o evento, a secretária de Assistência Social, Darli Barroso; o presidente do Conselho Municipal do Idoso, José Moacir Ramos; a coordenadora do CRAS, Fernanda Campos; a coordenadora do CREAS, Gracíola dos Anjos; o presidente da Câmara, Alberto Magno Dia, e o vereador Demerval de Pinho Tavares.
Depois das apresentações, o palestrante iniciou uma agradável “Roda de Conversa”. Em seguida, os presentes puderam apreciar uma apresentação cultural da idosa do grupo da Terceira Idade e Dança Sênior do CRAS, Teodora de Paula Silva e uma dança sênior com a cuidadora de idosos, Fernanda Elias. Ao final do evento, a melhor idade e os demais participantes degustaram de um delicioso café da tarde.
Por Folha com colaboração estagiária Stela Natalie