Desde essa segunda-feira (13), uma fila enorme se formou em torno do quarteirão onde fica a Casa de Cultura de Guanhães. O fato chamou a atenção de várias pessoas que passavam pelo local, que queriam saber o que estava acontecendo.
O motivo é a concorrida inscrição para o Processo Seletivo da Prefeitura da cidade, que só em seu primeiro dia, reuniu mais de 600 pessoas.
Entre elas a jovem Elidineia Ferreira, 26, que chegou à Casa da Cultura por volta das 11h 30min, e só conseguiu realizar sua inscrição às 20h 30min.“Fiquei nove horas na fila. Quando cheguei, tinham mais de 500 pessoas na minha frente. No momento da inscrição, apenas quatro pessoas da Prefeitura estavam trabalhando, e ainda faltava muita gente para ser atendida”, contou.
Já no início da tarde, algumas reclamações chegaram até os estúdios da Folha FM, de pessoas que vieram de fora para realizarem a inscrição, mas não iriam conseguir, como no caso de uma mulher, que veio de Farias e não poderia esperar por conta do único ônibus que a levaria de volta e que sairia de Guanhães às 13h 50min.
No final da tarde, os ânimos começaram a se alterar ainda mais na fila. A reportagem da Folha FM tentou conversar com algumas pessoas, mas elas não quiseram dar entrevista. O que se ouvia eram frases do tipo: “É um absurdo” “Muita falta de respeito”. Uma mulher, indignada, comentava sobre o horário de atendimento: “E para as pessoas que trabalham durante o dia? Se eles forem atender só até 18h nesses três dias eu nunca vou conseguir fazer minha inscrição.”
A Folha FM entrou em contato com a Secretária de Cultura, Geralda Marta, que informou que os atendentes ficaram até às 21h de ontem realizando inscrições, mas, que ainda assim não conseguiram atender a todos.
“Eram muitas pessoas, então ampliamos nosso horário de atendimento, mas, ainda assim não conseguimos atender todo mundo, por isso as pessoas que ficaram na fila ontem e recebem a senha, foram atendidas hoje pela manhã, para não ficarem no prejuízo.”
Geralda explicou que as inscrições estavam sendo efetuadas através do computador, mas passaram a ser realizadas manualmente, para agilizar o processo.
“Para agilizar ainda mais o processo, hoje também aumentamos o número de atendentes, que passou de 12 para 16. A partir de 12h, começaremos a atender mais pessoas. Não há fila de preferência.”
Por Folha