Itamarandiba, Capelinha, Serro, Coluna e Água Boa estão entre os 166 municípios de Minas Gerais que irão receber as retroescavadeiras da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para melhorar suas estradas vicinais.
O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence entrega as máquinas às prefeituras neste mês de março, em uma cidade-polo da região. A cidade e a data exata serão divulgadas, em breve, pelo MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrario.
“O fortalecimento da agricultura familiar passa também pela viabilização de logística para o escoamento adequado da produção”, aponta o ministro Florence. "Os equipamentos que serão entregues se somam à estrutura de transporte, beneficiando a quem produz e assegurando alimentos mais baratos e mais saudáveis na mesa da população", destaca.
Seleção dos municípios
Na primeira etapa de seleção para 2011 foram destinados R$ 270 milhões para a entrega de 1.274 retroescavadeiras e 13 motoniveladoras aos municípios selecionados. Outros R$ 630 milhões do Orçamento Geral da União serão aplicados nos processos seletivos a serem realizados nos exercícios de 2012/2014.
A seleção e a divulgação ocorreram de acordo com a metodologia usada pelo PAC. Foram considerados os seguintes critérios: estar no Programa Territórios da Cidadania; participação do Produto Interno Bruto (PIB) total do município; extensão territorial; número de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados no município; e distribuição mais equilibrada entre as regiões brasileiras.
Com informações MDA