Com pouco mais de 279 mil habitantes, Governador Valadares, maior cidade do Leste de Minas, completou 79 anos de emancipação nessa segunda-feira (30), com uma programação especial.
A festa começou com a 'Tocata da Banda Lira 30 de Janeiro' em vários bairros da cidade e no período da tarde, teve apresentações com diversas mostras de ritmos na Praça dos Pioneiros e o aquecimento do 'Trupica do Lalá'. Em seguida, o prefeito André Merlo (PSDB) fez seu discurso e ainda teve distribuição do bolo de aniversário. A programação foi encerrada com o show do cantor Felipe Fantin.
História da cidade
A 'Princesinha dos Vales', como é conhecida, se chamava Figueira e foi Distrito de Peçanha (MG) até o dia 31 de dezembro de 1937. Em 1938, o município passou a se chamar Governador Valadares. Naquela época, a cidade chegou a ter em torno de 5 mil habitantes.
Nas décadas seguintes, o município se desenvolveu graças a crescente exploração de recursos naturais como madeira, pedras preciosas, mica e solos férteis, e, em 1950 chegou a ter 70 mil habitantes. Quando os recursos minerais se esgotaram, a cidade passou a se desenvolver mais lentamente.
Na década de 1990, o município ficou mundialmente conhecido pela grande emigração de valadarenses para o exterior. Cerca de 27 mil pessoas emigraram da cidade no ano de 1993.
Além disso, a cidade também ficou conhecida como a Capital Mundial do Voo Livre, graças a um dos principais pontos turísticos do município: O Pico da Ibituruna que, junto com o Rio Doce, formam o cartão postal de Valadares.
Por G1/Edição Folha