O governador Fernando Pimentel entregou nesta sexta-feira (3/2), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o segundo lote de um total de 448 instrumentos musicais destinados a 85 bandas de 74 municípios mineiros.
Foram distribuídos 265 instrumentos para 48 corporações musicais de 43 cidades, completando a entrega realizada, na última quinta-feira (02/02), em Barra Longa, Território Caparaó, de outros 183 instrumentos, para 37 corporações de 31 municípios.
Na região, a Banda Mirim Prefeito Antonio de Carvalho Cruz de Diamantina está entre as corporações musicais contempladas.
Ao todo foram investidos R$ 1 milhão por meio de convênio entre a Secretaria de Estado de Cultura e a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (Codemig).
Dentre os instrumentos entregues na cerimônia desta sexta-feira, estão trompas, clarinetes, flautas, saxofones, trompetes, trombones, bombardinos, bombardões, pratos, surdos e bumbos. A ação se refere ao Edital de 2015 do Programa Bandas de Minas.
Patrimônio
Contam-se mais de 30 mil músicos no Estado, de todas as idades e procedências, preservando a tradição de abrilhantar as comemorações cívicas e religiosas das cidades mineiras, além da música popular brasileira.
As atividades das bandas de música e sua ação cultural beneficiam diretamente cerca de 100 mil pessoas em centenas de municípios. De modo popular e espontâneo, em torno dessas corporações se organizam verdadeiras escolas de música, onde comunidades e famílias inteiras têm a oportunidade de exercitar talentos e descobrir vocações artísticas transmitidas há gerações.
Por Folha com Agência Minas