Marcado para sexta-feira, 27/11, a Black Friday demanda cautela por parte dos consumidores. Apesar do maior comprometimento por parte das lojas e do aumento da fiscalização por parte dos órgãos de proteção ao consumidor, é preciso estar atento às falsas promoções.
Nos últimos anos, muitos estabelecimentos subiram o preço uma semana antes e baixaram no dia do evento “maquiando” os descontos. Em 2012, segunda edição do evento no Brasil, a Black Friday ganhou o apelido de “Black Fraude” em função do alto índice de preços “falsos”.
Para evitar que você caia em ciladas em busca de descontos, listamos 8 dicas para que possa aproveitar o melhor desse evento.
1 – Procure pelo selo Black Friday Legal 2015 . Ele é uma garantia de que as ofertas da loja são reais e que a empresa se comprometeu a entregar no prazo. Confira no site www.camara-e.net/blackfriday. Só são válidos os selos de 2015.
2- Se a loja não possui o selo Black Friday Legal 2015, verifique se o site da lojaexibe endereço, telefone fixo ou filial física. Observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra.
3- Pesquise sobre a reputação do site que deseja realizar a compra. Para isso, você pode visitar os seguintes sites: PROCON -SP, que possui lista de “sites não recomendados”, Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e o site “Reclame Aqui”, além de fazer uma busca no Google e nas redes sociais para saber quais as reclamações mais comuns sobre aquela empresa.
4 – Compare os preços antes da Black Friday. Acompanhe a evolução do preço do produto desejado para não cair em falsas promoções. Sites de comparação de preços são excelentes ferramentas para acompanhar o histórico de preços de diversos produtos.
5 – Leia as condições de prazos de entrega e a política de trocas e devoluções antes de fechar a compra. Se tiver dúvidas, entre em contato com a loja para saná-las.
6 – No ato da compra, imprima e/ou salve todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e a confirmação do seu pedido, como: comprovantes de pagamentos, contrato e anúncios.
7- Compra pela internet sem dúvidas é mais rápido, barato e cômodo, mas alguns cuidados de segurança devem ser tomados. Confira aqui algumas dicas para aumentar a segurança do seu computador.
8 – Contenha a euforia. Não se deixe levar pela tentação das compras ao ver tantos sites e lojas com descontos. Manter o controle é fundamental fazer boas escolhas e para manter o seu orçamento equilibrado. Faça previamente uma lista do que precisa comprar e veja o que se encaixa em seu orçamento.
Se a empresa prometeu o desconto em determinado produto e/ou serviço, a oferta deve ser cumprida pelo vendedor, conforme veiculada. Reclamações sobre ofertas não cumpridas podem ser feitas diretamente ao Procon mais próximo de sua residência.
Fonte IDGNOW, Veja online e Procon –SP