O programa Mais Médicos para o Brasil encerrou, à meia-noite de quinta- feira (25), seu primeiro mês de inscrições com a adesão de 495 municípios de Minas Gerais, que equivalem a 58% do total de prefeituras do estado. Juntas, estas cidades apresentaram demanda e capacidade para terem 1.806 médicos atuando na atenção básica.
Na região de Guanhães 15 cidades aderiram ao programa, são elas: Cantagalo, Carmésia, Coroaci, Divinolândia de Minas, Dores de Guanhães, Frei Lagonegro, Materlândia, Nacip Raydan, Peçanha, Santa Efigênia de Minas, São João Evangelista, São Pedro do Suaçuí, São Sebastião do Maranhão, Serro, Virginópolis.
Em todo o Brasil, 3.511 municípios se inscreveram no Programa, o correspondente a 63% do total de prefeituras no Brasil e a 92% das consideradas prioritárias. Ao todo, as cidades cadastradas solicitaram 15.460 médicos para atuar na sua atenção básica.
As inscrições para o segundo ciclo de contratações serão abertas no próximo dia 15 de agosto para preencher vagas remanescentes. A previsão do Ministério da Saúde é que até 18 de setembro todos os profissionais escolhidos dentro do Mais Médicos estejam atuando no país.
No dia 1º de agosto, o governo divulgará a lista de profissionais brasileiros selecionados para o programa. Eles terão até 3 de agosto para homologar sua participação no programa e assinar um termo de compromisso. Em 5 de agosto, os nomes dos médicos com registro profissional no Brasil serão publicados no "Diário Oficial da União".