De 28 de junho a 31 de julho, instituições públicas locais realizam o Festival de Inverno de Diamantina, que promete esquentar a cidade com uma programação artística, cultural e esportiva rica e variada.
A realização é um esforço conjunto do Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita, Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) / Museu do Diamante, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Prefeitura Municipal de Diamantina, Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) – Unidade Diamantina e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
O Festival de Inverno de Diamantina tem o objetivo de dar visibilidade a manifestações artísticas e culturais produzidas e realizadas em Diamantina e em outras regiões do país, além de oferecer oficinas e atrações nas mais diversas linguagens: artes do corpo, artes da palavra, audiovisual, cultura popular, patrimônio material e imaterial, música, arte e ciência, gastronomia e cultura do esporte.
“Durante muitos anos a cidade foi palco de eventos dessa natureza, mas é a primeira vez que o Festival é totalmente promovido por parceiros locais. Sua realização só foi possível devido a essa união de forças”, afirma o secretário municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, Walter Cardoso França Júnior.
Para a realização doFestival de Inverno de Diamantina, as instituições contam ainda com o apoio do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Políticas Culturais do Município de Diamantina, Instituto de Arte e Cultura de Diamantina (Diarte), Instituto Casa da Glória / IGC / UFMG, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) / 13º SRII, Mitra Arquidiocesana de Diamantina e Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae).
Programação
No período de 28 de junho a 31 de julho, Diamantina será palco de uma diversificada programação artística, cultural e esportiva, envolvendo espetáculos de dança e teatro, oficinas literárias, workshops de música e cinema, minicursos, evento de gastronomia, maratonas de ciclismo e motociclismo, lançamentos de livros e bate-papos com autores, mostras de filmes, exposições de artes plásticas e de fotografias.
“Dessa forma, o Festival de Inverno de Diamatina está também em consonância com as metas do Plano Nacional de Cultura, no sentido de assegurar o acesso à arte e à cultura – em suas dimensões simbólica, cidadã e econômica – a toda comunidade diamantinense e aos turistas que visitam a cidade”, conclui o diretor de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFVJM, professor Roberto Amaral.
Abertura
O Festival de Inverno de Diamantina será oficialmente aberto no dia 28 de junho, às 19 horas, no Anfiteatro da UFVJM – Campus I (Rua da Glória, 187 – Centro). O evento de abertura contará com a presença de representantes de todas as instituições envolvidas, e toda a comunidade diamantinense está convidada a participar.
Confira a programação completa no link: https://drive.google.com/…/0B8qbDZywxrUyVVZiUkxJMHUtODQ/view
Por Folha com Museu do Diamante