Para não sofrer com a crise e garantir as vendas do Natal, lojistas de Guanhães resolveram apostar na antecipação das vendas e em negociar antes para poder manter os preços ao consumidor. O objetivo é manter a fidelidade do cliente para garantir um melhor desempenho nos negócios até o fim de dezembro.
A empresária, Renata Carvalhais afirmou que as expectativas de vendas, no momento, são baixas por causa da crise. “Eu particularmente não deixei de comprar, acredito que na última hora todos procuram e não deixam de comprar também, por enquanto os clientes vem e dão uma olhada, acredito que as compras mesmo começam a partir do dia 15 desse mês”.
A dona de lojas no centro da cidade apostou em uma decoração mais sofisticada e requintada nesse ano para chamar a atenção dos clientes, e o foco das vendas são os presentes natalinos.
Questionada pela reportagem da Folha sobre quais produtos são mais vendidos, Renata disse que os artigos de decoração saem muito bem, mas a procura grande é por canecas, nécessaires e as linhas personalizadas como pijamas, aventais e roupões.
Em outra loja pesquisada pela Folha, a vendedora Crislaine Dias diz que a expectativa de vendas são as melhores. “Esperamos vender muito, mesmo com a crise acredito que dá para se sair bem. A expectativa é sempre vender mais que no ano anterior”, concluiu.
Crislaine conta que eles apostaram nas novidades do mercado com um preço mais baixo e acessível aos clientes, e pelo visto estão tendo sucesso, ela garante que os clientes já estão procurando os enfeites e presentes com antecedência.
A vendedora compartilhou também que a loja não está focando em um produto específico, mas mesmo assim os produtos mais vendidos são as confecções, instrumentos musicais e artigos de decoração.
Por Folha com colaboração estagiária Stela Natalie
Fotos: Stela Natalie