A MGC-120, estrada que liga Guanhães a Belo Horizonte, é palco de constantes acidentes, principalmente envolvendo caminhões e carretas. A via passou por melhorias em sua estrutura com as obras do Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária de Minas Gerais (ProMG), finalizadas há pouco mais de 30 dias.
Uma das ocorrências mais recentes foi há aproximadamente duas semanas, no quilômetro 456, onde uma carreta carregada com 31 toneladas de ração bovina tombou, derramando parte da carga na pista e uma grande quantidade de óleo diesel.
“Melhorou a estrada, aumenta a velocidade”, declara o diretor regional do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Marcelo Santos. Ele afirma que um estudo está sendo feito para analisar e propor melhorias no trecho, cuja maioria dos acidentes ocorre no período noturno.
Marcelo explica que a rodovia foi projetada para que os veículos trafeguem com velocidade máxima de 80 quilômetros por hora, mas “a maioria trafega a 120 ou até 130 quilômetros por hora”. Para o diretor, há um conjunto de fatores que fazem com que o nível de acidentes seja elevado. “O excesso de velocidade, a imprudência e a inobservância à sinalização. Que os motoristas possam observar a sinalização e acreditar nela”, orienta.
Com Portal DeFato