De acordo com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), neste mês de dezembro o Vale do Rio Doce será afetado por uma quantidade de chuva pouco abaixo da normal climatológica, mas as precipitações serão fortes, resultantes do aquecimento diurno. Em janeiro de 2014, a previsão é de que as chuvas continuem fortes, geralmente em forma de pancadas rápidas e localizadas (chuvas de verão).
Mesmo com a expectativa de chuvas dentro da média, é importante que a população seja orientada a se manter em estado de alerta e tenha sempre em mente as devidas precauções. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) reforça a importância dessas ações. “No período chuvoso a palavra de ordem é prevenção. Algumas ações cabem à Defesa Civil, mas a população pode ajudar com atitudes simples, básicas”, comenta o Tenente Coronel Fabiano Villas Bôas, secretário executivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
Ele enumera algumas dicas que devem ser seguidas à risca. “A população ribeirinha, por exemplo, deve ficar atenta ao nível das águas para não ser pega de surpresa; as pessoas devem evitar travessias de ribeirões, pinguelas e pontes cobertas pelas águas; nunca passar por ruas com excesso de enxurrada, principalmente os motoristas. Se o veículo estragar, o correto é abandonar o carro e nunca ficar dentro dele. Importante destacar também que quem mora em área de risco, especialmente, deve ficar atento às rachaduras caso apareçam nas paredes, porque é um sinal de que o solo pode estar se movimentando e há perigo de desabamento”, afirma.
Confira abaixo as principais orientações para o período chuvoso:
Como agir durante as chuvas intensas?
- Quem mora às margens de rios, mantenha um membro da família atento e vigilante ao nível de subida das águas, mesmo à noite;
- Transmita alarme aos vizinhos em caso de súbita elevação das águas e tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso;
- Deixe o rádio ligado em estação local. Pode ser útil à captação de mensagens de esclarecimento ou alarmes;
- Armazene água potável;
- Mantenha os objetos de maior valor, os móveis e aparelhos, na parte mais elevada da casa;
- Aparelhos elétricos quando molhados (ou úmidos) tornam-se perigosos. É melhor desligar a energia;
- Na iminência de ser levado pelas águas, procure agarrar-se em algum obstáculo e flutuar;
- As águas de enchentes são pesadas e violentas. Mesmo que você saiba nadar bem, não se arrisque em travessias ou brincadeiras;
- Mantenha as portas e janelas da casa sempre bem fechadas ou trancadas, ainda que seja necessário o abandono, a fim de evitar a entrada de escombros e de animais peçonhentos.
- Nos casos de maior gravidade (havendo muita infiltração, algum barulho estranho, rachaduras nas paredes, etc.), abandone sua residência.
Que procedimentos adotar no caso de chuva com raios?
-Em caso de tempestades com raios, deve-se evitar utilizar aparelhos eletrônicos conectados à fonte de energia, como: televisão, ferro elétrico, computador, chuveiro entre outros;
- Quando houver incidência de raios, o ideal é abrigar-se em locais fechados e distantes de estruturas metálicas;
- Nunca entre em água de piscina, rios ou córregos;
- Nunca se esconda debaixo de árvores;
- Evite o máximo ficar em campo totalmente descoberto de abrigo físico;
- Nunca pratique esporte como futebol em local aberto;
- Se você estiver em algum lugar onde você não possa se proteger, o ideal é agachar-se, juntar os pés e abaixar a cabeça.
Com Agência Minas