Estamos em pleno período de férias e na estação mais quente do ano, se você não pode viajar e nem tem como deixar as crianças passearem em um camping, clube, ou mesmo ir para a casa dos avós, só lhe resta uma alternativa: ser criativo (a).
O psicopedagogo e recreador da ABC Consultoria Recreação e Eventos, Alyson Nascimento, em entrevista à reportagem da Folha deu algumas sugestões. Para Alyson, em primeiro lugar, a família precisa ter consciência de que criança e brincadeira são sinônimos, porém, é importante e necessário impor limites. “Nem sempre toda a família também está de férias, e por isso, o ideal é montar juntamente com a criança um cronograma de atividades. Ele sugere o nome do programa: “Família refrescante”.
Confira as alternativas de brincadeiras e programações sugeridas pelo recreador!
Salada de Frutas: Combinar as frutas com os dias da semana, se possível fazer as compras juntos e conversar sobre valores e descontos.
Cai no poço: Brincar em casa de cair no poço com as frutas. Maçã: beijo no rosto; banana: piscadinha; morango: abraço; laranja: cosquinha; uva: foto selfie; e salada de frutas: tudo. Depois de aproveitarem a brincadeira, a família pode saborear as frutas.
Brincadeira do Picolé Danoninho:
1° Passo: Furar o copinho com meio palito de picolé e colocar no congelador.
2° Passo: Perguntas e respostas refrescantes: Montar 10 perguntas de conhecimentos gerais ou assuntos da escola, como tabuada ou ortografia. Quem responder mais perguntas em menos tempo ganha um picolé danoninho a mais. Alyson ressalta que o mais importante desta brincadeira é aproveitar o momento na hora da degustação para um papo refrescante sobre a importância do estudo.
Charadinhas ou qual é a música: Essa brincadeira é em dupla. Um de frente para o outro com um pratinho descartável com água dentro no meio dos dois, a pergunta é feita ou o pedaço da música é cantado. Quando disser “valendo”, quem bater primeiro na água responde. Se responder errado, de prenda o jogador tem que tomar meio copo de água. Se responder certo ganha parabéns ou um abraço.
Alyson ainda sugere que ao final da brincadeira, como forma de comemoração, a família e a criança preparem um suco, e o coloquem no saquinho de chup-chup para se refrescarem.
Outra opção para sair da rotina é combinarem de no final de semana realizar um piquenique em um clube da cidade. O recreador conta que ainda no mês de janeiro fará participações recreativas em um clube da cidade com a ABC Recreações e Eventos, com o objetivo de levar alegria para as crianças e toda a família.
Por Folha com colaboração estagiária Stela Natalie