Motivos para comemorar não faltaram na tarde dessa quarta-feira (13). Além de completar 104 anos, a Escola Estadual Padre Café, comemorou seu aniversário com a inauguração de uma obra de reforma e ampliação. Atualmente a Escola atende 275 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
Pais e convidados foram recepcionados pelos próprios alunos na companhia da diretora Marta Margaret de Miranda Pires. Entre os convidados, Sr. Moacir Barroso, que assim como a escola comemora seus 104 anos. Com uma lucidez ímpar e cheio de vitalidade, Sr.Moacir se disse feliz em fazer parte desta historia e que após a reinauguração seguiria, assim como todas as tarde, para o jogo de buraco, que segundo ele, é o que o mantém vivo.
Aberto o evento, a diretora agradeceu aos professores pelo compromisso e dedicação, aos pais pela confiança, e a Superintendência Regional de Ensino pelo apoio. Para Margaret, o novo espaço, mais acolhedor, desperta o interesse dos alunos. “O ambiente ficou mais bonito e agradável e isso certamente irá influenciar positivamente na qualidade da prática pedagógica aqui ofertada”, afirmou.
Também presente ao evento, a Superintendente Regional de Ensino, Márcia Godinho, falou dos investimentos feitos pela Secretaria de Estado de Educação na escola através das obras de reforma e de uma emenda no valor R$ 30.000. “A escola já está colhendo os frutos, como a melhoria na qualidade pedagógica, que resultou em uma boa nota no IDEB”, comentou.
Durante a comemoração, alunos fizeram apresentações de dança, teatro, poesia, entre outras atividades para homenagear a escola mais antiga da cidade.
Além dos pais, prestigiaram o evento, o presidente da Câmara, Dermeval de Pinho Tavares; os vereadores Demétrio Ayala e Evandro Lott; a ex-diretora e atual secretária de educação, Graça Guimarães; a ex-diretora da escola, Selma Lucia de Queiroz; e o PM Bruno, responsável pela patrulha escolar.
Reforma e ampliação
Segundo a Secretaria de Estado de Educação (SEE) ao todo foi investido R$ 306.240,28. As intervenções na rede física contemplam, entre outras coisas, reforma da cozinha, dos banheiros, da sala da direção, construção de novo muro, troca do piso das salas de aula e pintura.
História
Criada em 15 de dezembro de 1908, pelo então governador João Pinheiro, a Escola Estadual Padre Café começou a funcionar em 13 de março de 1909, data em que a comunidade comemora o seu aniversário. O nome dado à escola foi uma homenagem ao Padre Venâncio Ribeiro de Aguiar Café, que na época era uma das brilhantes expressões do clero mineiro.
Inicialmente, a escola funcionava na Rua do Areão e depois na Rua Barão do Rio Branco. Em 1928, a “Padre Café” foi transferida para o atual endereço, à Praça Neria Coelho Guimarães, nº 145. Em 1978, a escola ganhou um novo prédio, mais moderno e funcional.