O mês de outubro dá início às chuvas em Minas Gerais e em Guanhães, o setor de Vigilância Epidemiológica começou a desenvolver ações de prevenção contra o mosquito da dengue. De acordo com a coordenadora, Daniela Silva de Oliveira, um mutirão de limpeza começou no dia 4 e já passou pelos distritos de Farias, Taquaral, Sapucaia e Correntinho. “Queremos tirar todo aquele lixo que serve como depósito das larvas. Além do lixo, estamos recolhendo e orientando sobre tudo aqui que pode acumular água nas casas”, comenta.
No período de 1º a 22 de novembro, o mutirão vai percorrer os bairros da sede e no dia 29, as equipes voltam para zona rural para limpar as casas das localidades de Barreira e Cruzeiro do Aricanga. O cronograma direciona um mutirão por semana, sempre às terças-feiras.
Além dessa limpeza, os agentes vão percorrer os bairros no período de 31 de outubro a 4 de novembro, para realização do levantamento de índice. Apesar do feriado de Finados em 2 de novembro, as equipes trabalharão normalmente para concluir o levantamento que terá relatório final apresentado até sete dias depois da finalização da pesquisa. “No final desse relatório, vamos saber o número de larvas encontradas e como está o índice se infestação do município. Esse levantamento que aconteceu a cada dois meses, nos auxilia a prevenir e também a combater o mosquito em nossa cidade”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
Por Samira Cunha