De 13 a 29 de dezembro, a emissão de carteira de trabalho será suspensa em Minas e todos os outros os estados brasileiros. Conforme a Superintendência Regional de Trabalho e Emprego em Minas (STRE/MG), a medida foi tomada para mudança do atual sistema, responsável pela produção do documento, para uma versão mais avançada da ferramenta.
A previsão é que o novo sistema, denominado CTPSWeb 3.0, comece a ser utilizado, em todo o país, a partir de 2 de janeiro de 2015. Um dos benefícios do CTPS Digital é que o trabalhador não precisará mais esperar o momento da entrega da carteira, dias após a solicitação, para saber se tem alguma pendência que o impede de ter acesso ao documento.
Além disso, todos os postos conveniados poderão capturar a imagem do trabalhador no momento do atendimento por meio de webcam. Isso tornará a solicitação do documento 100% gratuita para o cidadão.
Em Guanhães a suspensão ocorreu nesta quinta-feira (11) e vai permitir implementar um novo sistema que visa agilizar a emissão deste documento.
Segundo Adriane Pereira de Amorim, responsável pelo Setor de Carteiras de Trabalho da Prefeitura, nas cidades do interior o novo sistema deve começar depois do dia 2 de janeiro, já que pode ocorrer atrasos com a entrega dos novos equipamentos. Para Guanhães, a previsão é que o novo sistema começa a ser utilizado a partir de 15 de Janeiro.
O Setor de Carteira de Trabalho em Guanhães continuará aberto para a entrega de carteiras que foram feitas até ao dia 11 de dezembro.
Por Folha com informações estagiário Diego Rafael