Minas Gerais tem a melhor educação básica do país. É o que revelam os resultados do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de 2011, divulgados, neste mês, pelo MEC.
Em Guanhães, escolas das redes estadual e municipal tiveram resultados positivos nas avaliações do IDEB. Os estudantes foram avaliados em frequência escolar e aprendizado.
Nos anos iniciais, 1ª a 5ª série, Minas Gerais aparece em primeiro lugar do país com média 6. A média obtida na rede estadual de Guanhães foi superada já que alcançou 5.7 e a meta era 5.3. Na rede municipal, o índice médio também ficou acima do esperado. A meta era de 4.5 e foi obtido 5.8.
Nos anos finais do ensino fundamental, a rede estadual mineira também apresentou evolução. No Ideb 2011, as escolas dos anos finais alcançaram a média de 4,4. Guanhães tirou 4.5. A meta tinha sido 3.7. Nas instituições do município não existem turmas correspondentes aos anos finais.
Consulta ao IDEB
O sistema de consulta aos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011 está disponível no site do Ministério da Educação (MEC). Na página, é possível consultar a nota de cada escola, da rede de ensino, dos municípios e estados, além de comparar a nota atual com a de anos anteriores e verificar se as metas de melhoria da educação foram atingidas.
O Ideb atribui uma nota diferente para três etapas da educação básica: anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental e ensino médio. Todos os entes federados e escolas têm metas a serem cumpridas até 2022, bicentenário da Independência do Brasil.